Iniciação Feminina
🔅 "A iniciação é o processo mediante o qual renunciamos à nossa inclinação natural de continuarmos inconscientes e tomamos a decisão de, por muito que nos custe - em sofrimento, esforço e resistência - buscar a união consciente com a mente profunda, o Eu selvagem."
🔅"As mulheres que se encontram neste estágio costumam sentir-se desesperadas e, simultaneamente, inflexíveis relativamente à decisão de empreender esta viagem interior, aconteça o que acontecer."
🔅"Ela [protagonista feminina da história narrada] pode viver os dias no mundo superior, mas a tarefa de transformação ocorre no mundo subterrâneo e ela é capaz de viver em ambos, como a "La Que Sabe." Tudo isto, para aprender o seu caminho, para limpar esse caminho, até alcançar a verdade e o Eu selvagem."
🔅"Uma mulher que esteja a passar por um processo destes deve pertencer a ambos os mundos. É precisamente o facto de andar sem destino que nos ajuda a vencer a mais ínfima resistência, qualquer hipótese de arrogância, a arrasar com qualquer última objecção (...)"
🔅"A sabedoria que vamos adquirindo vai-se manifestando à medida que aceitamos o caminho. Em tudo o que vive, a perda gera um ganho real. A nossa missão é interpretar este ciclo de Vida/Morte/Vida, vivê-lo com tanta dignidade quanto a que conseguirmos, uivando como um cão tresloucado quando não a conseguirmos -e caminhar em frente pois é em frente, lá no final do caminho, que se encontra a afectuosa família subterrânea da psique que nos acolherá nos seus braços e nos ajudará."
🔅"(...) a missão da descida se completou, pois ela [protagonista] já foi coroada rainha da vida e da morte. Ela é a mulher lunar que sabe o que se passa durante a noite, e até o sol tem de passar à sua frente no mundo subterrâneo de modo a renascer para o dia."
🔅"O desafio de amar aspectos poucos apelativos de nós mesmas pode chegar a ser uma tarefa tão árdua quanto a tarefa mais árdua que possa ter sido levada a cabo por qualquer heroína."
🔅"(...) a vida da mulher divide-se em fases de sete anos cada uma. Cada período de sete anos corresponde a um certo conjunto de experiências e aprendizagens. (...) o sete é o número da iniciação.
🔅"À medida que vamos adquirindo um conhecimento instintivo profundo de todas as coisas que vamos aprendendo durante a vida, recebemos de volta as nossas mãos, as mãos da nossa condição de mulheres adultas (...) Mais tarde atingimos gradualmente a nossa própria expressão espiritual, as nossas formas próprias, legítimas e exclusivas."
🔅"Quando emergimos do mundo subterrâneo após uma das nossas tarefas por lá, exteriormente pode não se dar por qualquer diferença mas, interiormente, recuperamos um vasto território feminino e selvagem. À primeira vista, continuamos amistosas mas, sob a pele, deixámos de ser, claramente, criaturas amestradas."
Comentários
Enviar um comentário