The Chosen / Aprender com S. Pedro
Tenho visto a série The Chosen.
Consigo entender todos aqueles que se dizem transformados e também consigo entender quem alerta que algumas das interpretações carecem de fundamento bíblico. Da minha parte, aconselho a verem a série e a lerem a Bíblia. Ou melhor, a lerem a Bíblia e a verem a série. Pessoalmente, acho que me tem ajudado a reforçar a fé, mas concordo que devemos separar o que é bíblico da parte artística.
A figura de Simão Pedro é um desses exemplos. Muita da visão criada em torno dele não vem da Bíblia. Não obstante, através da Bíblia conseguimos depreender uma personalidade um tanto ou quanto impulsiva, e creio que, na série, houve a tentativa de transmitir essa ideia — o que não considero mau.
Simão Pedro, para mim, é fascinante porque foi um homem imperfeito. A clara imperfeição dele dá-me esperança de que haja esperança também para todos os outros imperfeitos deste mundo.
Sim, somos imperfeitos, limitados e pecadores.
Vivi muitos anos longe desta ideia. Durante esses longos anos, convenci-me de que certo e errado eram relativos e que a ideia de pecado só servia para nos aprisionar. Venderam-me a ideia de que tudo era permitido e fazia parte do crescimento espiritual. Honestamente, eu comprei essa ideia porque me dava jeito. Dava-me jeito não viver apoquentada pelos meus constantes deslizes; dava-me jeito desculpabilizar-me pelas minhas constantes falhas; dava-me jeito desvalorizar o peso das minhas constantes más decisões; dava-me jeito não me sentir esmagada pelos meus erros e pecados. Comprei estas ideias — e vendi-as. E, no cimo da minha arrogância espiritual, olhava com um certo desdém para quem falava d’Ele, esse Deus que eu insistia em rejeitar porque, na verdade, Ele não me convinha! Ele confrontava-me com uma visão de mim mesma que eu não queria ver.
"Ah, está tudo certo!", dizem-me. Não, não está!
Não temos de viver esmagados pela culpa, mas é preciso reconhecer as nossas falhas ou os shortcomings... aqueles momentos em que ficamos muito aquém. Como Simão Pedro...
Conhecem a história dele?
Antes de ser São Pedro, foi Pedro (sem o “São”)... E antes de ser apenas Pedro, foi Simão Pedro... Um pescador, homem simples, quiçá impulsivo, que jurou seguir Jesus até à morte...
Pedro! Pedro! Soubesses tu que não levaria muito tempo até que essas promessas tão viscerais se desvanecessem.
Jesus sabia disso. Sabia que Pedro O negaria. Três vezes. Sabia que, no momento mais difícil, Pedro O abandonaria.
É este o mesmo Pedro que chorará amargamente ao relembrar as palavras do seu Mestre. Mas, no seu enorme arrependimento, ele busca o perdão [ao contrário de Judas] e tornar-se-á um marco para a Igreja Primitiva. Também por três vezes, Jesus Cristo ressuscitado, junto ao mar de Tiberíades, questionará Simão Pedro se ele O ama. E então Jesus pede-lhe, pede a este homem
que tinha falhado, que “alimente os meus cordeiros”, “cuide das minhas ovelhas”, “alimente as minhas ovelhas”.
Quero acreditar que nunca estaremos longe de fazer o que é certo, que nunca estaremos impossibilitados de nos redimirmos. Mas também sei que o tempo urge! E há escolhas, decisões que não devemos deixar para depois.
Percebes?
Quadro "São Pedro Penitente", Guercino (1639)
Comentários
Enviar um comentário