"Deus não precisa de ti", Esther Maria Magnis
Acabei ontem de ler "Deus não precisa de ti" de Esther Maria Magnis. Achei o livro fantástico e recomendo a todos que estão nesta caminhada de fé de encontro a ou reencontro com Deus.
Não sei como definir o final do livro. Não sei se devo considerar que acaba bem ou mal. Não era o que eu estava à espera e senti muita pena da autora, apesar de entender que a sua fé acabou por sair reforçada no meio de tanta dor.
Em momentos senti o seu desespero e revolta. Entendi a dor emaranhada no seu peito quando Deus parece ausente ou nos leva a crer que as nossas preces não são ouvidas.
O caminho da Fé não é fácil. Não é linear. Porque também a vida não é fácil. E nem sempre sentimos o colo Dele, o consolo Dele, a presença Dele. Nem sempre entendemos o porquê. Nem sempre identificamos a lição por detrás dos nossos tropeços. Se é que há alguma lição!
Inquirir não significa ter respostas. Inquirir, muitas vezes, evidencia apenas o quão pequeninos e desconhecedores somos. E é importante estar relativamente em paz com isso.
Ler Esther Magnis angustia-nos se nos atrevermos, ainda que por momentos, a nos colocar no lugar dela. Não é um lugar fácil. Não é um lugar que se ambicione. Não é um lugar que o comum mortal coloque na sua lista de desejos. Ainda assim, é ela, e outros como ela, que no meio de tanto sofrimento acabam por descobrir algo ignorado pela maioria.
Sim, Deus se calhar não precisa de nós, mas nós precisamos dele.
Comentários
Enviar um comentário