Dia 12

São 13h34. A EMA anunciou a aprovação da vac$na para crianças dos 5 aos 11 anos. Hoje também é o dia em que o Primeiro Ministro irá informar sobre as novas medidas considerando o aumento de casos nas últimas semanas. 
O mundo está a tornar-se num sítio perigoso. Já o disse outras vezes. Já senti isto outras vezes mas nunca num grau tão profundo.

O mundo é um sítio perigoso fruto da ignorância, do medo e da intolerância. 

De um ponto de vista sociológico é interessante perceber como a população reage de forma tão semelhante ao que vem descrito nos livros de história sobre a Idade Média. É uma verdadeira caça às bruxas para que estas (e estes) ardam nas chamas da opinião pública.

Não posso dizer que estou triste. A história repete-se e, se virmos bem, a humanidade não evoluiu assim tanto. Continuamos a buscar fora aquilo que julgamos que irá acalmar o vazio interior e continuamos a apontar o dedo ao outro pela nossa grande incapacidade em lidarmos com as nossas próprias sombras.

A verdade que se busca neste plano é inalcançável a meu ver. Se não há verdade única talvez tenhamos de respeitar a pluralidade de verdades. Respeitar não é aceitar. Respeitar é perceber que o outro, muito possivelmente, está a tentar fazer o melhor que sabe. E se há algo que tem de ser feito? Claramente que sim, mas jamais à custa da ostracização, jamais à custa do vexame e  jamais através das tentativas em  silenciar as vozes dissidentes.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

The Chosen / Aprender com S. Pedro

Por que sou assim?

"Deus não precisa de ti", Esther Maria Magnis