#1 Yoga Sutras - Yamas - Ahimsa

Ahimsa leva-nos para o princípio da “não-violência”. Quando pensamos em violência é fácil remetermos para a ideia de violência física e violência verbal. No entanto, violência pode não se reflectir apenas em ações e palavras, mas também em pensamentos. Quem já não leu a expressão: “não há ninguém que nos faça mais mal do que nós mesmos”? Isto faz-me pensar imenso nessa violência de pensamento. Somos prisioneiros da nossa mente que antecipa dramas que não o são na verdade ou torna pequenos receios em monstros grotescos.
Assim, a recomendação é, “não sejas verbalmente violento nem contigo, nem com os outros”, “não sejas fisicamente agressivo nem contigo nem com os outros” e “abstrai-te de pensamentos violentos”.
Speak no evil! See no evil! Hear no evil! ….  And by the way, think no evil!
Obviamente que é algo bastante difícil de se fazer. Num artigo que li recentemente do Pedro Kupfer, ele comentava que não se pode simplesmente lavar a mente com água e sabão. :) Uma sugestão era recorrer à prece. Falar em preces e rezas parece remeter muito para religião e quando se fala em religião nem todas as pessoas se sentem confortáveis com isso. Mas aqui não falo de religião, mas de espiritualidade e na nossa capacidade em ouvirmos a nossa voz interior e de nos conectarmos com o divino. E ao divino podemos chamar o que quisermos. Conseguir alguma harmonização que acaba por se reflectir no nosso fluxo mental.
E assim começa a aceitação do outro e o respeito pelo outro...
E assim começa a aceitação de nós mesmos e o respeito por nós mesmos... 

#keepcalmandpraticeahimsa



Comentários

Mensagens populares deste blogue

The Chosen / Aprender com S. Pedro

Por que sou assim?

"Deus não precisa de ti", Esther Maria Magnis