Mensagens

A mostrar mensagens de novembro, 2016

Alongar

Imagem
Ando a acusar algum cansaço físico e, nestes dias de frio que me gelam até os ossos, parece que as minhas “maleitas articulares” se manifestam com mais intensidade. O que até pode trazer alguns benefícios… Substituo uma prática mais yang por uma prática mais yin.   Não exigo demasiado dos músculos, alongo apenas…. Descobri a importância desta palavra: alongar. Alongar sem forçar, alongar num movimento consciente. Concentro-me mais na minha respiração, naquele fluxo de ar num entrar e sair constantes, … Nada nos impede de continuarmos a fazer o que gostamos, mas às vezes é preciso o reajuste, mudar algo para podermos seguir em frente. Como em tudo na vida :)

Luz interior

Imagem
Há quem nos ajude a brilhar. Há quem apague a nossa luz. Reside em nós a capacidade em manter viva a chama que irradia do nosso ser e a protege-la até que se torne labareda. Não é uma opção, é uma necessidade. Sem a nossa luz interior, podemos estar a andar para trás e nem nos damos conta.

O agora

Imagem
"Viver o momento presente..." "Viver o momento de agora..." Parece um cliché, mas está longe de o ser. Grande parte dos nossos tormentos mentais residem na expectativa em relação a algo, na nossa expectativa, ou no receio em relação a algo, no nosso receio. É como se não nos permitíssemos a estar em paz porque pensamos que tudo pode mudar, ou desvalorizássemos o hoje porque achamos que o amanhã vai ser melhor. É bom olhar para o futuro com atitude heróica, mas se negligenciarmos demasiado o nosso presente não há futuro que resista. Para colher algo, é preciso semear primeiro. Nada brota do nada. Mais uma vez digo, parece um cliché, mas está longe de o ser. As respostas certas residem por vezes no óbvio, no que está à frente do nariz. Não é preciso grandes malabarismos, nem procurar gurus ou agarrarmo-nos a livros de auto-ajuda. Quando valorizo o que tenho hoje e aceito quem sou hoje, olho em frente com optimismo e vejo oportunidades; não sou...