Mensagens

A mostrar mensagens de outubro, 2018

...

Imagem
Temos de nos aceitar por inteiro, certo? Mas como aceitar aquelas características que menos gostamos, aquelas que nos fragilizam, aquelas que identificamos em nós mesmos através do contacto com os outros? Como aceitar aquelas características que nos tornam em sentimentais bobos ou manipuladores emocionais? Aconselharam-me em tempos a procurar o lado sublime desta lua que ascende sobre a minha cabeça, mas ainda não o consegui encontrar. Cada vez que passa, verifico mais a sua inconstância e menos a sua solidez. Temos de nos aceitar por inteiro, certo? Mas como?

Despertar

Imagem
Tenho os meus devaneios e ainda me enclausuro em castelos que não são para mim. A melhor forma de libertar é entender o que provoca as amarras. As amarras raramente são externas. São sim fios invisíveis que ligam a mente ao coração, o coração à alma e da alma regressa à mente, e às vezes têm mais fluxo mental e outras vezes mais fluxo emocional. Não dá para lutar contra. Dá sim para entender e o entendimento trará, a seu tempo, a integração. Integrar aquela faceta mais cinzenta, semelhante aos dias chuvosos de inverno. Integrar aquela faceta mais sombria que se assemelha ao bicho papão escondido debaixo da cama. Integrar a escuridão na luz ou a luz na escuridão até que surja uma nova cor. A oportunidade é única e deve ser aproveitada de todas as maneiras. Esse é o lado bom do percalço. Se não foi aproveitado, se não for transmutado, a recordação será sempre a do momento da queda, e nunca do despertar.

Sim, falho...

Imagem
Sim, falho. E digo o que não devo ou faço o que não devo ou respondo quando não devo, e tudo o mais que é despropositado e fora de tempo, sem nexo, sem tino, ilógico e irracional. Sim, falho por impulsividade, amuo, choradeira e risos histéricos. Sim, falho, e sou demais ou de menos, mais quando devia ser menos, menos quando devia ser mais. Sim, falho, falho muito, ontem, hoje, amanhã. Sim, falho e aprendo.

Amar

Imagem
Acredito no amor da mesma forma que acredito que o ser humano não sabe amar. Apesar disso, admiro aquelas pessoas que afirmam convictamente que amam. Admiro mesmo! Talvez amar não tenha a ver com o acto de amar propriamente dito mas antes com o acreditar que somos capazes de o fazer.

Que a coragem nunca nos falte!

Imagem
Vimos a este mundo para evoluirmos. Acredito nisto. O cerne da evolução encontra-se no auto-conhecimento. Também acredito nisto. Há quem se conheça melhor, há quem se desconheça por completo. Não sabermos quem somos é não sabermos para onde vamos. Quando não sabemos para onde vamos, andar em círculos pode parecer o mesmo que andar em frente. Pode parecer, mas não é. Acima de tudo, não sabermos quem somos é não reconhecermos que o outro é como nós, feito da mesma matéria, com sonhos e medos, qualidades e defeitos. O outro não é diferente de nós. O outro não está separado de nós, nem nunca esteve. A Humanidade é singular. É UM. E portanto ela só poderá chegar ao seu destino se for inteira. O aforismo grego relembra-nos: "Conhece-te a ti mesmo e conhecerás os deuses e o universo." Tudo começa no conhecimento de nós mesmos. Reconhecermos, ou recordarmos a nossa verdadeira essência, é conectarmo-nos com o que está dentro, com o que está em cima, com o que está em baixo e com ...

Senda

Imagem
Há pouco tempo cruzei-me com um post no Facebook alusivo à Guerra das Estrelas. Luke Skywalker perguntava ao mestre Yoda: “Mestre, o lado negro é mais forte?”, ao que Yoda respondeu: “Não, o lado negro é mais fácil.” Nunca me tinha dado conta disto, muito honestamente. Nunca tinha analisado os sentimentos mais mesquinhos e mais humanos, como ódio, inveja, ciúme, à luz do seu facilitismo. Mas é verdade. Sim, é mais fácil! É mais fácil sentir o veneno do que lutar contra ele. É mais fácil sentir o veneno do que começar sequer a pensar em lutar contra ele. E com o tempo, o veneno torna-se tanto numa parte de nós, que todos os motivos servem para justificar a sua existência. E bebemos desse veneno sofregamente. Não sendo este o caminho certo, este caminho também faz parte do Caminho (aquele com letra grande). O ser humano entende através da polaridade, da dualidade. É no escuro que os raios de luz se tornam percetíveis.

Outono

Imagem
Outono, não tens por hábito desiludir-me. Mesmo que o faças, nunca me irei fartar das tuas cores.

Path

Imagem
I'm losing and I'm winning. I'm losing some clarity of mind but I'm winning my ground. The emotional waves, the mood changes are way too familiar to get unnoticed. I've been in this place before, the limbo where I would hide myself from the rays of light and from the crowd and would drink to forget. I don't hide anymore though and I won't lose myself over a glass of wine. Still, the place is the same: dark walls, windows closed from the inside and a door that remains locked. A place full of memories and no plans. Here  beliefs will be challenged and the old skin will fall off. Here disappointments will happen, heartbreaking will happen. Friends will leave and even the strongest dream can lose its glow. Here failure must not be feared. And then, when our feet reach the bottom, it is time to rise again.

Coração

Imagem
Esforço-me tanto por esconder que às vezes até me esqueço que dói.

Confidências

Imagem
Tenho vindo a deixar que o pior de mim venha à superfície e, honestamente, sinto-me bem de cada vez que o faço. Há uma voz tímida, quase inaudível, que me aconselha a não o fazer, mas não a oiço e não a aceito. Se acumulei karma bom, queimei-o todo. E não lamento. Sei que é um estado de espírito e, como todos os estados de espírito, passará. Até lá alimento-me da mágoa até ao sufoco. Há momentos na vida em que fazemos escolhas deste género quando o tumulto interior é demasiadamente forte para que as nossas estruturas mental e emocional consigam passar incólumes.  Há tanto que não digo mas sinto. Há tanto que não digo mas penso. Há tanto que não digo mas dói até aos recônditos da alma. E há tanto que, ao não ser dito, fica por dizer. É irónico como, apesar de adorar as palavras, tenho uma enorme dificuldade em dizê-las e o tempo certo para as dizer parece que nunca chega e quando as digo o tempo já não é o certo. Há uma dissonância e a vontade não acompanha o ac...

Turbilhão

Imagem
Um turbilhão aproxima-se. Sinto-o como se ele viesse de fora mas tivesse o seu centro em mim. Há um misto de medo e esperança. Medo pelo que não sei, mas esperança pelo que posso vir a saber. O processo de autoconhecimento é incrivelmente doloroso mas costuma ser através da dor que aprendemos a renascer.

Consequências

Imagem
Tenho agido movida pela raiva e frustração. De sentimentos tão negativos não pode brotar nada de bom!!! A raiva passou. A frustração passará um dia. Resta qualquer outro tipo de sentimento que nem sei como designar. Hoje sei que não tive maturidade para agir bem. Resta-me esperar ter maturidade para aceitar as consequências.